top of page

Homilia - Santa Missa do encerramento das festividades do centenário da Igreja Matriz

  • Pe. André R. Panassolo
  • 13 de nov. de 2016
  • 3 min de leitura

Há cem anos sob a proteção da Senhora do Rosário! Mas o que isso tem a dizer? Trata-se de um século de história recorrendo àquela que recebeu no seu ventre o Eterno. Pelo ventre de Maria, o Eterno entra no tempo! Ao olharmos para sua imagem, Mãe, fitamos o teu Menino que te introduziu na lógica da Eternidade: o mesmo que a Ele você concedeu o seu ventre e Ele a você, concedeu o Céu.

Não sabemos se somos nós que fizemos história com a senhora, ou a senhora que fez história com a nossa gente. Mas isso é o de menos! O que realmente importa, é que somos personagens de uma mesma história, onde a Senhora é a manifestação do carinho de Deus pelos serranos e os turistas que nesta casa, adoram o seu Filho e Senhor.

São cem anos colocando nossos filhos no colo daquela que o próprio Deus colocou o seu Filho no colo dela. Se o Criador teve a ousadia e coragem de confiar seu Filho aos cuidados de Maria, o que nos impede de fazer o mesmo? Foi com Maria que nossas mães aprenderam a ser mães segundo a vontade de Deus.

São cem anos que, contigo, cantamos os feitos do Deus das Maravilhas: tanto as realizadas em ti como as realizadas em nós. Fazemos parte da geração dos que te proclamam bem-aventurada, menina dos olhos do Criador! Nosso canto se mistura ao seu, poetiza e profetiza das divinas promessas.

São cem anos de insistentes rogos àquela que, no seu coração, sabia que era chegada a hora do Filho manifestar sua glória e poder nas Bodas de Caná. Por sua voz de mãe, quantos milagres o Filho tem operado em nossas histórias, salvando a festa da alegria em nossas vidas, com o vinho que só Ele pode nos conceder.

São cem anos que te invocamos a nos acompanhar nos calvários das despedidas, porque sabemos que de dor, a Senhora entende bem. É o seu exemplo de mulher em pé, que nos faz atravessar os invernos das inevitáveis despedidas. Sua obediência aos desígnios do Pai permitiu que o próprio Deus a consolasse. Somente pôde permanecer em pé, porque fez todo um caminho com Aquele que jamais a abandonou!

São cem anos que oramos contigo, repetindo a experiência do cenáculo. Em ti temos um modelo de mulher orante. Imitamos os apóstolos ao teu redor, que certamente imitaram o Cristo, que contigo orava em casa. Contigo orou o Mestre! Contigo oram os discípulos. Os primeiros e nós, que viemos tantos anos depois deles.

Há cem anos, neste Templo, vivemos a experiência do pobre lar de Nazaré, o mais belo dos santuários. Aqui, crescemos na intimidade com o seu Menino, Maria, através da Santa Missa e das orações pessoais e temos alimentado seu Filho na pessoa dos mais pobres.

Sob a tua proteção, nestes cem anos, atravessamos todas as estações da vida: a fértil primavera das chegadas, o caloroso verão das alegrias, o doloroso outono das despedidas, o terrível inverno das inevitáveis perdas. Foram cem anos sem a sua ausência!

Nos teus olhos está gravado Aquele que diante da Senhora, deu seus primeiros e últimos passos. O teu colo tem cheiro de Jesus: do gracioso e frágil bebê e do homem desfigurado pelo sofrimento. Tuas mãos são santas: tocaram o Verbo encarnado e o Deus Ressuscitado. Foi nos teus braços que o Menino encontrou calor e nos teus lábios os beijos maternos que curam toda espécie de dor. Os teus pés sempre estiveram a sombra dos passos do Salvador, sejam os primeiros passinhos por ti conduzidos, sejam os últimos passos arrastados sob o pesado lenho, acompanhados pela Senhora. Sempre atrás Dele, discípula fiel. Sempre a distância de um passo e ao alcance de um abraço.

Há cem anos, temos te consagrado nossos bebês, nossos casais, nossos enfermos, nossos padres, nossos sonhos, nossas conquistas, os anos que se foram e os que se iniciam... Há cem anos temos te confiado aqueles que partiram temporariamente e aqueles que partiram definitivamente: os viajantes e os defuntos. Há cem anos, a ti trazemos flores e dores, cantamos e nos calamos. Há cem anos, em ti temos buscado inspiração para amar, orar, servir, viver, a fazer a vontade do Pai. Há cem anos nos penduramos no seu rosário, como crianças que se agarram a barra da roupa de sua mãe, quando precisam de algo. Há cem anos nos escondemos debaixo de teu manto e temos o sorriso do Menino, teu encanto.

Há cem anos sob tua proteção! Cem felizes anos! Pedimos a Deus que a tenhamos como protetora por mais mil anos. Que ao escalar o seu rosário, Mãe e Senhora, sagrado elo que pende de tua mão e está ao alcance da nossa, possamos nos aproximar do Menino que, carinhosamente sustentas.


 
 
 

Comments


Notícias em alta
Últimas Notícias
Arquivo
Busca por tags
  • facebook-square

© 2015 por Pascom Paróquia Nossa Senhora do Rosário. 

Cadastre-se e receba novidades de nossa paróquia

Parabéns, em breve receberá nossas novidades!

bottom of page